COMO SABER SE O CANADÁ É UMA ILUSÃO

Folhas do outono canadense
Canada’s Fall – Photo: Gisele Rego

Se existissem respostas simples, não haveria tanto burburinho nas redes, pois não há jeito fácil de saber se o Canadá é uma ilusão. Entretanto, ao fazer suas pesquisas, observe as respostas de quem tem situação financeira, familiar e de idade parecida com a sua.

Canadá é mil vezes mais fácil para quem já tem situação financeira BEM confortável desde o Brasil, mas, ainda sim, pode significar uma queda e tanto.

Avalie respostas de quem NÃO quer vender um serviço de imigração ou de youtubers. Muitos estão literalmente vivendo de seus vlogs. Em outras palavras, não são médicos, engenheiros, advogados, enfermeiros etc. atuando no Canadá.

Avalie respostas de pessoas que estão há mais tempo no Canadá e JÁ imigraram. A turma do “é facil”, “é de boa” geralmente está só estudando aqui, com college financiado pelos pais e cogitando a possibilidade de imigrar no futuro. Se este for seu caso, é “de boa”.

Quanto menos inglês ou francês desde o Brasil, acredite, não será fácil. E, mesmo com inglês ou francês, acredite, não será nada fácil.  Descarte as respostas das pontas extremas como é feito para calcular a aposentadoria: os MUITO EXCITED e os EXTREMAMENTE DEPRESSED.

Canadá é uma ilusão em relação à segurança? Bem, segurança é inquestionável. Clima: nove meses de inverno, incluindo os meses com temperaturas de inverno ameno como as do Brasil. Olhe o item pontuação por idade do site de imigração: pontuação total, máxima ATÉ 29 anos, depois decresce, não é à toa, quanto mais idade, mais difícil o que o governo chama de “adaptabilidade”.

Para muitas pessoas, Canadá é mesmo para os descendentes, para alguns poucos é “aqui e agora”. Assim como foi a história dos milhares de imigrantes que foram para o Brasil. Estudar história ajuda a entender movimentos cíclicos. E, sim, o que algumas pessoas chamam de “altas” expectativas, talvez você chame de “ilusão”.

Se você acha que a resposta se enquadra no EXTREMAMENTE DEPRESSED, tem o direito de excluí-la de suas pesquisas. No problem, sem mágoas. Lembre-se de que, ainda que existisse receita de bolo, nem todas as receitas saem do forno da mesma forma (ó) e nem usam a mesma forma (ô). Mas esta é mesmo a pergunta de um milhão: você só vai descobrir se Canadá é uma ilusão para você, de fato, se correr algum risco, mínimo que seja. No pain, no gain.

Compartilhe 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *