ECA, validação de diploma ou equivalência de diploma no Canadá – parte 1

 

 

Esta é a primeira parte de posts sobre o ECA (Educational Credential Assessment) ou Validação de Diploma no Canadá também conhecido, em português, como equivalência de diploma. O ECA é um relatório de uma empresa independente que avalia seu nível educacional, no caso brasileiro, para estudo ou imigração para o exterior. O ECA é um certificado que garante que seu diploma estrangeiro seja válido e equiparável a um certificado/diploma canadense.

Para quem está pensando especificamente em imigrar para o Canadá, esta avaliação NÃO garante que você:

  • conseguirá um emprego em sua área, ou em determinado nível de posição
  • receberá uma licença para exercer uma profissão regulamentada no Canadá

Preciso fazer a validação de meu diploma para estudar no Canadá?

Depende. Se você pretende fazer um intercâmbio, estudar inglês em uma escola de ESL, ou seja, inglês como segunda língua, você não precisa fazer a validação de diplomas e certificados escolares. Mas se você pretende fazer o ensino superior no Canadá, ou seja, um College ou University, precisará, sim, validar seus diplomas.

Por exemplo, se você terminou o ensino médio, deverá ter o ECA (Educational Credential Assessment) para ensino médio, se já fez algum curso superior no Brasil, deverá ter a validação do nível adquirido, por exemplo, bacharelado, mestrado ou doutorado. Caso já tenha feito um mestrado ou doutorado, o ECA necessariamente deverá incluir todos os cursos pós-secundários.

Preciso fazer a validação de meu diploma para trabalhar no Canadá?

Sim. Ter suas credenciais avaliadas ajudará você a:

  • mostrar a potenciais empregadores em que você está qualificado
  • entender os tipos de trabalho para os quais você pode estar qualificado
  • verificar se suas credenciais são iguais aos padrões estabelecidos para trabalhadores canadenses*
  • descobrir se precisará de mais treinamento, experiência de trabalho canadense*

Quais são as entidades independentes que emitem o ECA (Educational Credential Assessment) para validação de meu diploma?

Para propósito de estudo em Colleges ou Universities ou para trabalho em profissões não reguladas*, além de processos de imigração, você pode obter o ECA nas duas instituições abaixo. Relaciono as instituições relativamente mais baratas, pois há variação de preço e prazo para entrega:

World Education Services (WES)

International Credential Assessment Service of Canada

Posso validar meu diploma de engenheiro pela WES para trabalhar no Canadá?

* Tenha em mente que profissões regulamentadas deverão ter as credenciais avaliadas pelos órgãos competentes nas respectivas províncias que se pretende trabalhar. Por exemplo, se você for um engenheiro e pretende imigrar para o Quebec, deverá ter suas credenciais avaliadas pelo órgão responsável na província do Quebec.

Você deve entrar em contato com seu potencial órgão credenciador, instituição de ensino ou potencial empregador para saber quais são os requisitos de validação necessários.

Normalmente, as instituições canadenses de registro profissional determinam pré-requisitos para profissões reguladas no Canadá. Isso significa que suas credenciais brasileiras, a priori, não serão suficientes para registro profissional e licença de trabalho no Canadá. Você precisará cumprir algum tempo de estudo/ residência/ experiência de trabalho em horas para ter seu registro profissional. Em geral, um processo caro e demorado.

 

Quer entender um pouco mais? Assine o Agora São Elas Canadá https://www.youtube.com/channel/UChgHIoEFKsMibRkxmYvYJXA

assista e compartilhe o vídeo:

 

Gostou do post? Dê um like. Conhece alguém que tenha interesse, compartilhe o post/ vídeo.

One Comment

  1. Pingback: 1,6 BILHÃO: A DÍVIDA DE UMA EMPRESA FAMILIAR | Istarion

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *